
LGPD: Como o SharePoint e o Azure Information Protection auxiliam no Compliance da sua empresa
E se hoje a sua empresa sofresse um ataque cibernético? E se os dados sensíveis ao negócio fossem sequestrados? Ou, ainda, e se algum vírus ou arquivo malicioso invadisse os seus servidores? Além do impacto operacional e estratégico, falamos de um prejuízo direto à imagem do negócio. Porém, mais importante, são situações que não podem acontecer no ambiente corporativo — não com a LGPD em vigor. Por isso, o SharePoint e o Azure Information Protection são as melhores alternativas para sua empresa.
Afinal, se o assunto é Segurança da Informação, o pensamento deve ir além do óbvio. Assim, é claro que precisamos adotar soluções que verdadeiramente protejam seus ativos digitais.
No entanto, é necessário escolher àquelas que se encaixem no dia a dia produtivo da empresa.
Soluções que não sejam apenas um “algo a mais”, mas um complemento à Infraestrutura de TI, ao ambiente de dados e à produtividade da equipe.
Ou seja, àquelas que realmente auxiliem no seu compliance à LGPD, além de representar uma série de novas possibilidades para seu negócio.
E esse é o caso das soluções SharePoint e Azure Information Protection.
Que tal entender mais sobre ambas e como podem auxiliar no compliance da sua empresa em relação a LGPD? Então continue a leitura para aprender mais!
LGPD e a necessidade de adequação
A LGPD, Lei Geral de Proteção de Dados, foi um movimento do governo em resposta aos crescentes casos de vazamento de dados em empresas. Há casos emblemáticos por aí, como o da relação entre a empresa Cambridge Analytica e Facebook.
A nova lei é um passo bastante firme do Brasil, seguindo por exemplo medidas já adotadas na União Europeia com a sua própria lei de dados, a GDPR.
Trata-se, portanto, de uma série de novas normas e regras que delimitam a relação de empresas com dados pessoais. Seja na sua coleta, armazenamento, tratamento e compartilhamento.
Com a LGPD, o titular dos dados possui completa autoridade sobre eles, podendo solicitar à empresa sempre que quiser visualizá-los e mesmo excluí-los por completo.
Às empresas, significa também que toda coleta deve ser consentida e autorizada, com objetivos da coleta bem descritos, bem como como se dará o uso daqueles dados.
Em geral, a LGPD vai impactar muito a relação das empresas com os dados.
Por isso, cabe às empresas se adequarem o mais rápido possível. Isso porque, com a situação da pandemia do Covid-19, a data para a LGPD entrar em vigor foi adiada. Agora, se dará em agosto de 2021.
Portanto, sem dúvidas é hora de os gestores olharem para o mercado em busca de soluções. Entre suas maiores preocupações, naturalmente está a capacidade de cumprir com tamanho compliance.
Afinal, com a LGPD, a Segurança da Informação se tornou definitivamente uma obrigação nas empresas.
O SharePoint e Azure Information Protection: como a integração dessas duas ferramentas pode auxiliá-lo em relação à LGPD
Nesse momento, a preocupação dos gestores é em encontrar um conjunto de soluções complementares à Segurança da Informação do negócio. Algo que seja encaixado no ecossistema de dados da empresa e agregue a ele, fortalecendo as barreiras contra ameaças.
E é difícil encontrar isso tudo em uma única solução.
Por isso, os olhos se voltam ao potencial da união do SharePoint com o Azure Information Protection.
O que é o SharePoint?
O SharePoint é uma suíte de soluções da Microsoft, utilizada para armazenar, organizar, acessar e compartilhar dados e informações de forma segura, de qualquer dispositivo, a partir do navegador Web.
Em geral, é utilizado para criação de intranets e portais corporativos. Porém, entre suas funcionalidades, permite realizar gestão de documentos, de conteúdos, além da criação de portais colaborativos.
Dessa forma, a suíte abrangente pode suportar todas as necessidades web das empresas. Além das possibilidades de desenvolvimento e criação dentro dela, é possível aproveitar seus recursos em áreas como Business Intelligence, além de integração de processos e sistemas (até mesmo de terceiros).
O que é o Azure Information Protection?
Já o Azure Information Protection faz justamente esse “meio de campo” tão necessário em interações web, como envio de e-mails, por exemplo. Trata-se de uma solução na nuvem, que possibilita a proteção de dados como documentos e informações confidenciais compartilhadas, interna ou externamente.
É parte do Azure, plataforma de serviços cloud da Microsoft, uma das melhores escolhas das empresas que optam por dar um passo além e apostar no modelo PaaS.
O Azure Information Protection atua por meio de rotulação e classificação de dados específicos, concedendo assim permissões que criam camadas de proteção. Assim, não importa de onde ou por quem a informação é acessada, ela estará protegida.
Além disso, é possível controlar e monitorar cada conteúdo, entendendo comportamentos e usos.
A integração de ambas ferramentas: como elas auxiliam as empresas na questão da LGPD
O SharePoint estabelece uma base para sua empresa operar na web, criando sites e portais intranet específicos para as necessidades do seu negócio. Afinal, as interações online são uma parte importante da produtividade atual: com uma ferramenta própria para criar essa infraestrutura, você tem controle total dos processos.
Porém, é claro que a web é uma via de mão dupla. Há sempre espaço para ameaças.
É aí que a integração com o Azure Information Protection entra.
A ferramenta de proteção à informação da Microsoft complementa o SharePoint em vários níveis. Ele fecha as brechas que ameaças cibernéticas poderiam encontrar em, por exemplo, uma troca de e-mails com links maliciosos.
Assim, agindo nos pequenos detalhes, a união entre o SharePoint e o Azure Information Protection pode ser a sua resposta às mais rígidas regras impostas pela LGPD.
Proteção total aos dados e uma base para que sua equipe continue (e seja até mais) produtiva!
Conte com a iamit para se preparar para LGPD
A iamit sabe da importância da LGPD para o futuro dos negócios. Por isso, vem há anos se qualificando cada vez mais na implementação, suporte e assessoria de ferramentas de Segurança da Informação. Entre elas, o SharePoint e a Azure Information Protection.
Todavia, a padronização de processos é necessária para manter um fluxo das atividades e aumentar o desempenho das equipes.
Essa especialidade possibilita que a iamit identifique as brechas no seu negócio e na forma como ele se localiza na web, sugerindo ações imediatas para resolvê-las.
É assim que a implementação do SharePoint e do Azure Information Protection pode ser feita. Ou seja, um primeiro passo promissor na busca pelo compliance que a LGPD exige.
Quer entender mais sobre as soluções que a iamit é especialista, como o SharePoint e Azure Information Protection, e compreender como podemos ajudar seu negócio? Converse com nossos especialistas